Teresopolis

Teresopolis – Portal turístico e cultural da cidade serrana de Teresópolis. Visite Terê

coronavíruscovid-19notíciasserra cariocatereteresopolis

Teresópolis na 5ª edição da FESTURIS Connection Experience

Teresópolis na 5ª edição da FESTURIS Connection Experience
Teresópolis na 5ª edição da FESTURIS Connection Experience

5ª edição da FESTURIS Connection Experience: Teresópolis participa de evento que debateu as novas tendências do turismo

Teresópolis, 15 de setembro de 2021 – O secretário municipal de Turismo, Maurício Weichert, e três servidores de sua equipe técnica representaram Teresópolis na 5ª edição da feira internacional Festuris Connection Experience, realizada nos dias 9 e 10 de setembro no município de Canela-RS. Em pauta, a solução inovadora de conteúdo, networking e experiências, apresentando as p rincipais tendências globais do setor e oportunidades de negócios para o trade turístico nas áreas natureza, gastronomia e rural.

Seguindo o Pra Cima Terê – Programa Estratégico de Recuperação Econômica e Geração de Empregos, e de divulgação do destino Teresópolis, coordenado pelo Prefeito Vinicius Claussen, a equipe trocou conhecimento, teve acesso a boas práticas e visitou atrativos turísticos que podem ser implantados no município. Diversos contatos foram feitos e o relacionamento com gestores públicos e empresários continuam durante essa semana.

“Foi um evento muito produtivo. No primeiro dia foram abordados o Ecoturismo, o Gastronômico e o Cultural, tudo conectado com nossos segmentos prioritários. Já no segundo, os destaques foram o Turismo Rural e o Enogastronômico, que também têm total identificação em nosso município, sendo que o Turismo Rural também está priorizado e o Enogastronômico está em fase de implantação. Para finalizar, uma apresentação típica gaúcha, exemplo perfeito de Turismo Cultural que valoriza a história local do Rio Grande do Sul”, avaliou Maurício Weichert, secretá rio municipal de Turismo.

“Foi uma imersão, uma apresentação magnífica de como Canela ascendeu com o turismo. Fica uma lição de pesquisa e atuação de como elevar o bom atendimento para entregar uma experiência ao nosso turista”, acrescentou Avelino Neto, subsecretário de Turismo de Teresópolis.

Cerca de 70% da economia de Canela-RS é oriunda do Turismo, o que demonstra o acerto das estratégicas colocadas em prática para o desenvolvimento local. Levando isso em conta, a equipe de Teresópolis anotou várias experiências positivas do município da Serra Gaúcha para avaliar a possibilidade de futuras parcerias.

“Convidamos alguns empresários a vir a Teresópolis a fim de palestrar para nossos empresários e conhecer nosso território. Também documentamos boas práticas de urbanismo para analisar a viabilidade de implantação em nosso município, como rotatórias, calçadas, sinalizações, fachadas e ornamentações, entre outras. Todos os deslocamentos foram feitos em ônibus Bustour, quando tivemos a oportunidade de conhecer o proprietário, que ficou interessado em expandir seus negócios para Teresópolis em modelo de parceria, ou até mesmo franquia. Esse tipo de veículo poss ui teto retrátil, o que oferece aos turistas a oportunidade de maior contato com o ambiente, e está alinhado com a imigração inglesa em Terê”, acrescentou Maurício Weichert.

Anfitrião do evento, o secretário municipal de Turismo e Cultura de Canela, Ângelo Sanches Thurler, que é presidente da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo – ANSEDITUR, enalteceu o investimento da Prefeitura de Teresópolis em enviar servidores para a Festuris Connection Experience. Natural de Nova Friburgo – RJ e conhecedor da Região Serrana fluminense, Thurler destacou que pretende avançar com a troca de boas práticas entre os dois mun icípios.

“Foram dois dias de experiências e capacitações que contribuíram para que os participantes tivessem a mente mais aberta para a retomada do turismo, o que vai exigir que gestores públicos e empresários se qualifiquem e se reinventem cada vez mais. Ter a cidade de Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro, compartilhando essas experiências com a gente foi muito engrandecedor e fez com que os destinos se conectem ainda mais”, pontuou Ângelo Sanches Thurler.

“Parabenizo a participação de Teresópolis, através do secretário de Turismo Maurício Weichert e equipe, neste evento que durante dois dias reuniu influenciadores do Brasil e de vários países na cidade de Canela. Vamos receber Teresópolis de braços abertos para criar um intercâmbio turístico e cultural, através de suas experiências, de seus eventos, de seus equipamentos e do seu trade turístico, para fomentar ainda mais essa conexão”, concluiu.

Visitas técnicas

O evento contou com palestras, debates e visitas técnicas que proporcionaram à equipe da Secretaria de Turismo de Teresópolis a oportunidade de conhecer alguns parques temáticos, dentro os 45 que Canela possui. Entre os atrativos, destaque para a Skyglass plataforma estaiada de vidro e aço, a primeira da América Latina, empreendimento turístico com características únicas onde o visitante pode apreciar a paisagem caminhando por cima do vidro.

Outro atrativo visitado foi o Alpen Park, considerado um dos melhores complexos de aventura, diversão e de entretenimento da Serra Gaúcha, que se destaca pela inovação e por todo ano apresentar novidades para os turistas e visitantes. Também fizeram parte das visitas técnicas a Vitivinícola Jolimont e o Parque Florybal, cujos modelos, na avaliação do secretário Maurício Weichert, podem ser adaptados pela Gestão Municipal para implantar em Teresópolis ou atrair os investidores para o município.

O grupo também conheceu o Pé da Cascata Explorer, transporte em veículo temático, novo produto de ecoturismo lançado pelo Grupo Brocker. Acompanhada por condutor de turismo de aventura, a equipe de Teresópolis teve acesso à propriedade privada que leva ao Pé da Cascata do Caracol.

“A qualidade da trilha, da sinalização, do condutor, do atrativo natural e do artificial – um café colonial com fogueira e na beira do rio – é algo que precisamos ter em Terê. Não temos a cachoeira do Caracol, mas temos outras de beleza diferente e que também são pontos de cartão postal. A área é privada e se autossustenta com o Ecoturismo. Sabemos que temos propriedades desse tipo e estamos à disposição para ajudar os proprietários a formatar o produto turístico”, finalizou o secretário Maurício Weichert.

Fotos: Divulgação

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis 5ª edição da FESTURIS Connection Experience: Teresópolis participa de evento que debateu as novas tendências do turismo