Teresopolis

Teresopolis – Portal turístico e cultural da cidade serrana de Teresópolis. Visite Terê

pontos turísticosserra cariocatereteresopolis

Casa da Memória Arthur Dalmasso em Teresópolis

Casa da Memória Arthur Dalmasso em Teresópolis
Casa da Memória Arthur Dalmasso em Teresópolis

Casa da Memória Arthur Dalmasso

A Casa da Memória Arthur Dalmasso ou simplesmente Casa da Memória de Teresópolis é um museu que serve como acervo histórico e cultural do município de Teresópolis RJ, cidade localizada no interior do estado do Rio de Janeiro. O casarão onde situa-se atualmente o museu foi construído na década de 1920 pelo então prefeito José Lino de Oliveira Leite, em homenagem à sua esposa Cecília da Silva Leite; passando a ser nomeada de Villa Cecília. Com a morte da companheira, em 1925, o prefeito decidiu vender o imóvel, que teve diversos proprietários e utilidades.

Nos anos de 1932 à 1942 serviram de locação para o Ginásio Teresópolis; nas décadas seguintes abrigou o Hotel Atlântica, Hotel Savoy e uma oficina de consertos eletrônicos (CENTEL). Em 1987, a propriedade foi desapropriada pela Prefeitura através do decreto 1.050 de 20 de janeiro, sendo em seguida no ano seguinte tombada pelo pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), tornando-se sede da Biblioteca Municipal Antônio Paulo Capanema de Souza permanecendo na propriedade pelo período dos anos 1990 e 2000. Anos depois, o Governo Estadual decidiu recuperar o local. E então, em 6 de julho de 2009, aniversário de Teresópolis, o casarão foi reinaugurado pelo então prefeito Jorge Mário, e passou a servir como sede da Secretaria Municipal de Cultura, além de se tornar o museu propriamente dito.

Atualmente a Secretaria de Cultura não está mais na propriedade, além das exposições, na casa ainda funciona o Serviço de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do município, que possui em seu acervo inúmeras fotos de época, livros históricos, objetos antigos, quadros, moedas e itens diversificados que ajudam a contar a história de nossa cidade.

Endereço: Praça Baltazar da Silveira, 91 – Várzea, Teresópolis – RJ, CEP 25953-190 Telefone: (21) 2742-2910  + Google Maps