Casa de Cultura Adolpho Bloch em Teresópolis
Casa de Cultura Adolpho Bloch
De arquitetura singular, projeto do arquiteto da prefeitura Jorge Batista Sabino, a Casa foi inaugurado em 29 de maio de 1988 como Casa de Cultura de Teresópolis, tendo seu nome alterado para Adolpho Bloch em 1995, o centro de atividades culturais é subordinado à Secretaria Municipal de Cultura e tem por finalidade o desenvolvimento cultural da população.
Também abriga exposições e mostras artísticas, como o Salão Nacional da Primavera. Sua fachada envidraçada possibilita maior integração da comunidade com as atividades do centro cultural, facilitando ainda a visão imponente do Dedo de Deus.
O atrativo situa-se à Praça Juscelino Kubitschek, no bairro de Araras, fazendo o seu entorno a Igreja Nossa Senhora de Fátima, o Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima, casas residenciais e a própria praça, arborizada, com bancos, playgrounds, mesas de jogos para cartas, dominó, xadrez e dama e mesa para ping-pong,um anfiteatro, auditório com capacidade para 140 pessoas, salão de exposição, sala de aula de artes plásticas, música e dança salas para administração, sanitários para o público, funcionários e depósito para guarda de material jardim.
As fachadas são em painéis de vidro, o que possibilita uma integração maior entre o interior e o exterior, principalmente pela visão do maciço da Serra dos Órgãos.
A Casa ainda abriga a sede da Academia Teresopolitana de Letras (ATL) e da Sociedade dos Artistas de Teresópolis (SOARTE).
Endereço: Endereço: Praça Juscelino Kubitscheck – s/n – Fátima, Teresópolis – RJ, CEP 25.964-140 Telefone: (21) 2644-409 + Google Maps
Fotos: Louis Capelle