Cavalo debilitado resgatado pela COPBEA em Teresópolis

Cavalo debilitado resgatado pela COPBEA em Teresópolis
Cavalo debilitado resgatado pela COPBEA em Teresópolis

Cavalo debilitado resgatado pela COPBEA é enviado para curral de apreensão em Seropédica

Teresópolis, 5 de janeiro de 2022 –Já está no Curral de Apreensão Seropédica, recebendo cuidados veterinários, o cavalo que se encontrava abandonado em via pública em Sebastiana, no interior do município. O animal foi resgatado no último fim de semana por equipe da Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal (COPBEA), atendendo a denúncias.

“O cavalo estava bem debilitado e corria o risco de ser atropelado, causando um sério acidente de trânsito, e foi apreendido. Infelizmente, o proprietário não foi localizado para ser notificado”, explica Jackson Muci, coordenador da COPBEA, orientando que as denúncias devem ser encaminhadas pelos canais corretos. “Pedimos que as pessoas denunciem situações de maus tratos e de abandono de animais pela Ouvidoria Geral, que é o canal oficial da Prefeitura, e não apenas postem em redes sociais. A COPBEA atua em qualquer tempo ao tomar conhecimento pela Ouvidoria, tanto que a apreensão desse cavalo aconteceu no dia 31 de dezembro, ponto facultativo para os órgãos municipais”, esclarece.

Animais de médio e grande porte soltos em vias e espaços públicos são recolhidos e enviados para o Curral de Apreensão Seropédica, vencedor da concorrência pública realizada pela Prefeitura para os serviços de captura, transporte e guarda de cavalos, bois, mulas e burros.

“Os proprietários são intimados a resolver o problema e os animais que permanecerem em via pública são apreendidos e encaminhados para o curral de apreensão, onde ficam sob guarda por até 7 dias. Os donos devem fazer contato com a COPBEA para que sejam emitidas as guias e pagas as taxas de apreensão, transporte, diárias, vacinas e exames para reaver os animais. Depois desse prazo, se não houver retorno do proprietário, os bichos poderão ser leiloados vendidos ou doados, conforme previsto em lei”, explica Jackson Muci.

Contato com a COPBEA pode ser feito pelo e-mail copbea@teresopolis.rj.gov.br. Denúncias e pedidos de fiscalização podem ser encaminhados à Ouvidoria Geral do Município pelos telefones 162 e (21) 2742-5074, pelo whatsapp (21) 98126-4038, pelo e-mail ouvidoria@teresopolis.rj.gov.br e também pelo aplicativo e-Ouve. Todas serão encaminhadas à Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal.

Foto: Divulgação

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis