Teresópolis registra o melhor saldo de empregos formais dos últimos 19 anos

Teresópolis registra o melhor saldo de empregos formais dos últimos 19 anos
Teresópolis registra o melhor saldo de empregos formais dos últimos 19 anos

Teresópolis registra o melhor saldo de empregos formais dos últimos 19 anos

É o melhor saldo desde que a série histórica começou a ser registrada no atual formato

Teresópolis, 23 de dezembro de 2021 – Dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados nesta quinta-feira, 23/12, pelo Ministério do Trabalho e Previdência, demonstram que o saldo de empregos formais em Teresópolis, no mês de novembro, registrou saldo positivo de 505 empregos (admissões menos as demissões).

“É o melhor saldo de empregos formais gerados dos últimos 19 anos, desde que a série histórica começou a ser registrada neste formato. Novembro se firmou como o melhor mês de contratações desse ano, reflexo da inauguração dos novos investimentos privados do setor de varejo. Cerca de 80% das vagas foram preenchidas através de entrevistas realizadas em parceria com a Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, utilizando a Casa do Trabalhador. No ano, são 2.287 novos empregos, o que significa que 2021 foi o ano com o maior número de empregos formais em Teresópolis, desde que o CAGED, ajustado, passou a ser monitorado”, comemora o Prefeito Vinicius Claussen.

“Em outubro, os dados do CAGED registraram saldo positivo de 252 empregos gerados, na época o melhor resultado dos últimos 10 anos, no acumulado do ano. E agora essa série histórica de 505 empregos, o melhor saldo em 19 anos. Os números mostram o acerto das ações da gestão do Prefeito Vinicius Claussen pela recuperação das atividades econômicas e que alcançaram excelentes resultados, mesmo em tempo de pandemia. Nosso trabalho continua para gerar novas oportunidades de trabalho e renda para a população”, avalia Lucas Guimarães, secretário municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária.

‘Pra Cima Terê’

O programa ‘Pra Cima Terê’ – Programa Estratégico de Recuperação Econômica e Geração de Empregos de Teresópolis é uma das iniciativas de destaque da Gestão Municipal. Reúne ações potencializadas para a geração de 4.200 empregos formais diretos e 10 mil indiretos e projetos para a captação de investimentos na ordem de R$ 1,2 bilhão.

A iniciativa conta com a parceria do Gabinete de Crise, liderado pelo Prefeito Vinicius Claussen, com o Teresópolis Convention & Visitors Bureau; a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis (ACIAT); a Câmara de Dirigentes Lojistas de Teresópolis (CDL); o Sincomércio Teresópolis; da Firjan; o Sindicato Rural de Teresópolis; do Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda e do Polo Teresópolis de Gastronomia; e a Secretaria de Estado de Trabalho na gestão compartilhada do SINE Teresópolis.

‘Emprega Terê’

Uma das ações do programa ‘Pra Cima Terê’, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, é o ‘Feirão Emprega Terê’, que já realizou duas edições. O evento conta com atendimentos pelos técnicos do SINE (Sistema Nacional de Empregos) Teresópolis; encaminhamentos para entrevistas de emprego na Prefeitura e para entrevistas direto nas empresas; cadastros de currículos no SINE de candidatos que não possuíam compatibilidade para as vagas abertas; atendimentos de seguro-desemprego (com resolução de questões e agendamento) e atendimentos virtuais pelo WhatsApp, e-mail e sala virtual.

Para ter acesso às vagas do Programa Emprega Terê, os candidatos devem cadastrar o seu currículo no portal www.teresopolis.rj.gov.br/portal-do-trabalhador.

Casa do Trabalhador

A Casa do Trabalhador de Teresópolis, instalada no bairro de São Pedro, foi inaugurada pelo Prefeito Vinicius Claussen e o governador Cláudio Castro durante as atividades da programação do aniversário de 130 anos de emancipação do município, em julho deste ano. O espaço é mais uma ação integrante do Programa Estratégico de Recuperação Econômica e Geração de Emprego – ‘Pra Cima Terê’, da Prefeitura em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Secreta ria de Trabalho e Renda – Setrab. Oferece preparação, formação e qualificação da população para o mercado de trabalho, gerando emprego e renda.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis