Vinicius Claussen e GT do Governo do Estado recebem CAO nos Locais atingidos pela tragédia de 2011
Prefeito Vinicius Claussen e Grupo de Trabalho do Governo do Estado recebem Comissão de Acompanhamento das Obras nos Locais atingidos pela tragédia de 2011
Teresópolis, 11 de fevereiro de 2021 – Dar voz a quem sofreu diretamente com as perdas humanas e materiais causadas pela tragédia climática que atingiu a Região Serrana em janeiro de 2011. Esse foi o objetivo do encontro realizado nesta quinta-feira, 11/02, no gabinete do Prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, com o grupo de trabalho do Governo do Estado e a Comissão Local de Acompanhamento das Obras dos Locais Atingidos pela Tragédia de Janeiro de 2011.
A idéia de criar uma comissão para acompanhar a continuidade das obras de recuperação das áreas atingidas pela catástrofe surgiu em Teresópolis no dia 11 de janeiro deste ano, durante a visita do Governador em exercício Cláudio Castro a Teresópolis, quando o município foi sede do Governo do Estado. Participaram do encontro, além dos secretários municipais Flavio Castro, de Meio Ambiente, e Flavio Castro, de Defesa Civil, o secretário de Estado de Infraestrutura e Obras, Bruno Kazuhiro; o Diretor de Recuperação Ambiental do INEA, Daniel Moraes de Albuquerque; o subsecretário de estado do Ambiente e Sustentabilidade, José Ricardo Ferreira de Brito; e o subsecretário de Estado de Casa Civil, Marcos Salles.
“Este é um importante espaço de diálogo para o poder público ouvir as demandas diretamente daqueles que ainda sofrem os impactos naturais, sociais, habitacionais e econômicos da tragédia de 2011. Estamos protocolando pedido junto ao Governador em exercício Cláudio Castro para que a governança das novas unidades habitacionais previstas para serem construídas na fase dois do Parque Ermitage saia da responsabilidade do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e passe para a coordenação da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras. Acreditamos que o setor seja o mais indicado para acompanhar a construção de novas moradias para zerar o déficit habitacional que ainda existe com as vítimas da catástrofe de 10 anos atrás”, explicou o Prefeito Vinicius Claussen.
Criado pelo Decreto Estadual 47.459/2021, o grupo de trabalho para o acompanhamento dos projetos e metas para a Região Serrana em decorrência do desastre natural de janeiro de 2011 é formado por representantes das secretarias de estado de Casa Civil, Governadoria, Infraestrutura e Obras, Cidades, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Ambiente e Sustentabilidade e de Defesa Civil.
Já a Comissão de Acompanhamento das Obras dos Locais Atingidos pela Tragédia de Janeiro de 2011 em Teresópolis é composta por: José Cirino Santos da Silva (Presidente da Associação de Moradores da Granja Florestal), José Ferreira (AMAPOSSE), Ruth de Carvalho Ferreira Vieira (Presidente da Associação de Moradores e Amigos do Parque do Imbuí), Paulo Henrique de Andrade Silva (Presidente da Associação de Moradores do Jardim Féo), Cesar Augusto Chaves Fernandes (Presidente da Associação de Moradores e Amigos da Cascata do Imbuí), Lucineia da Silva (Presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Caleme), Luciana Ramos Mattos Rodrigues (AVIT – Movimento Popular das Vítimas das Chuvas de Janeiro de 2011), Fernando Pfister (Síndico da Fazenda Ermitage), Louis Capelle (Sociedade Civil), Laura Regina Fermiano e Moisés de Paula Angelo (Movimento Popular Resgate da Cidadania Resiliência).
“Pela primeira vez eu vejo uma sinergia entre Prefeitura, Governo do Estado e Sociedade Civil, com todos unidos pelo mesmo objetivo de reconstruir Teresópolis”, concluiu Ruth Vieira.
Fotos: Bruno Nepomuceno
Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis