1ª Feira AgroVet do Unifeso será neste sábado, 22-01

1ª Feira AgroVet do Unifeso será neste sábado, 22-01
1ª Feira AgroVet do Unifeso será neste sábado, 22-01

1ª Feira AgroVet do Unifeso será neste sábado, 22/01

O campus Quinta do Paraíso, na Prata, abre suas porteiras neste sábado, dia 22 de janeiro, das 10h às 18h, para 1ª Feira AgroVet do Unifeso – Centro Universitário Serra dos Órgãos. O encontro reunirá produtores rurais, representantes de empresas afins e universidades. A entrada é gratuita e aberta ao público, que deseja plantar oportunidades e colher conhecimentos.

A Feira contará com exposição de produtos e tecnologias em Agricultura e Pecuária, atraindo a visitação para divulgar a produção regional e promover debates e workshops com especialistas.
O evento tem programação para toda família. Quem comparecer à Feira terá a oportunidade de conhecer melhor a produção regional e fazer networking, além de curtir apresentações culturais, shows musicais, espaço kids, chopp gelado, delícias gastronômicas e sorteios.  Lembrando que a apresentação do comprovante de vacinação contra a COVID-19 para ingressar no evento e o uso de máscara durante todo o evento são obrigatórios. Confira:

Palestras e workshops – Auditório

  • 10h – O cultivo de lúpulo e as perspectivas da produção no mercado cervejeiro, com Teresa Yoshiko.
  • 11h – Apresentação da proposta do curso de Agronomia: Lançamento do curso de graduação em Agronomia.
  • 14h – O importante papel do agrônomo e do médico veterinário na produção agrícola familiar e sustentável, com Aloísio Pinto Sturm.
  • 15h – Trajetória e potencialidades do Turismo Rural em Teresópolis, com Julianna Rocha Ramos e Rosana Martuchelli.
  • 17h – Rain Bird: sistema de irrigação automatizado, com Giuseppe Pappa.

Tour pelo campus

  • 11h30 – Visita técnica aos cenários de prática – Agronomia e Medicina Veterinária.

Shows – Palco Externo

  • 15h às 16h – Fernando Mello
  • 17h às 18h – Lucas Israel e Banda

Expositores 

Entre os expositores do evento, estão confirmados Nankin Paisagismo, Fazenda da Chácara, Cachaçaria Embaúba, Sol Nascente Orgânicos, Sabor e Delícia do Nordeste, Fusca Chopp, Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis – Programa de Observação de Aves, Cerveja Berlim, Nilza dos Bolos, Pedro – Produtor, Secretaria de Agricultura, Fazenda Genève, Empreendedorismo- EAD, Bondinho Carioca, Capril Capriana, IT20 Vet, Sindicato Rural, Tropical Estufas e Starting Climate.

Mercado aquecido no cenário agrícola para futuros Engenheiros Agrônomos

A professora Vivian Telles Paim, diretora do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) e responsável pelo curso de Agronomia do Unifeso, destaca que a Região Serrana ocupa posição de destaque no cenário agrícola, no Estado do Rio de Janeiro, especialmente no que se refere à produção de olerícolas de folhas e de frutos. Segundo ela, dados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (EMATER-RIO) apontam que a Região Serrana concentra mais de 22 mil produtores agrícolas (44 % do total do Estado). Todos estes dados evidenciam a necessidade de profissionais da área da Agronomia capazes de pensar na criação e veiculação de práticas que contribuem para o aumento da produção e produtividade agrícola, baseadas na conservação do solo, com vistas a manter os produtores rurais atuantes neste setor produtivo. “Neste cenário de potencialidades e demandas, o Unifeso vislumbra, com o curso de Agronomia, empreender ações de ensino de excelência para a formação de profissionais que atendam à demanda do abastecimento do mercado de trabalho por profissionais qualificados, os quais estarão aptos a contribuir para o desenvolvimento social e econômico da Região Serrana, e em especial do município de Teresópolis”, justifica Vivian.

Oportunidade de conhecer as instalações do curso de Medicina Veterinária e produtores

“É o evento que faltava para dar vida e mais brilho para o campus Quinta do Paraíso, que conta com laboratórios de ponta, Clínica-Escola de Medicina Veterinária, Fazenda-Escola, Curral, entre outras instalações da Medicina Veterinária”, observa o professor André Vianna Martins, coordenador do curso. De acordo com ele, “a AgroVet será uma oportunidade das pessoas conhecerem nossas instalações e terem contato com expositores, produtores locais, alguns deles já parceiros do nosso curso, tanto para estágios como para trabalhos de extensão, em especial os que atuam com produtos de origem animal, como laticínios da cabra, leite bovino, produção de ovos caipiras e mel, por exemplo”.

Inscrições abertas para o Vestibular

Quem tiver interesse em investir na área, pode aproveitar a oportunidade de bolsa de 50% disponível para ingressantes deste primeiro semestre de 2022, nos 14 cursos de graduação, entre eles Agronomia e Medicina Veterinária. Confira o regulamento e outras informações no site vestibular.unifeso.edu.br.

Fonte: Unifeso Jornalismo