Cascata do Imbuí em Teresópolis
A Cascata do Imbuí
Das águas originadas do rio Paquequer surgem a queda d`´agua com um visão belíssima. O Paquequer atravessa toda a cidade , Golfe e vai surgir no final do vale; em um grande platô rochoso. Completando a paisagem, a Cascata do Imbuí, com aproximadamente 20 metros de altura, tem águas de forte intensidade e grande volume, que formam corredeiras, principalmente no verão.
A beleza natural precisa ter uma água de boa qualidade. Infelizmente o que não ocorre. No entorno, coberto de musgo e enfeitado por uma flora belíssima da mata e a umidade são as principais características do ambiente.
Um parapeito no local, com um corrimão que percorre toda a extensão da cascata e proporciona uma bela paisagem aos visitantes e fotos ótimas.
Não é permitida a prática de banhos.
A Cascata do Imbuí é de grande importância histórica, citada até em trechos de O Guarani, obra de José de Alencar.Na história de Teresópolis a Cascata do Imbui é um dos primeiros pontos turísticos a serem descritos.
“ A primeira descrição oficial de Teresópolis foi feita em 1788 pelo Dr. Baltazar da Silva Lisboa, que em seu relato descrevia a serra (e a antiga Fazenda dos Órgãos) e também a Cascata do Imbuí. Porém, a região só se tornou conhecida a partir de 1821, quando o português de origem inglesa George March aqui adquiriu uma grande gleba e transformou-a em uma fazenda modelo, com sua sede localizada onde atualmente encontra-se o bairro do Alto.”
Endereço: Estrada Henrique F. Claussen – Cascata do Imbuí Teresópolis RJ + Google
Localização
Queda do Rio Paquequer. A cascata fica localizada a primeira entrada à direita, depois do Teresópolis Golf Clube, passa a Ponte do Imbuí seguindo a direita sentido Posse, antes do Parque Municipal Montanhas de Teresópolis. Percorre trecho da Estrada José Gomes da Costa Jr sendo de fácil acesso da estrada.
*Mantenha o local limpo evitando destacar lixo dos piqueniques