Colecionadores presenteiam Teresópolis com desfile de carros antigos

Colecionadores presenteiam Teresópolis com desfile de carros antigos
Colecionadores presenteiam Teresópolis com desfile de carros antigos

Teresópolis 130 anos

Colecionadores presenteiam Teresópolis com desfile de carros antigos

Secretaria de Turismo fará novo desfile em julho, desta vez de veículos de origem inglesa

Teresópolis, 14 de julho de 2021 – Cinquenta e sete colecionadores se reuniram em Teresópolis no último domingo, 11/07, e presentearam Teresópolis com mais um desfile de carros antigos, desta vez em homenagem aos 130 anos do município. Com organização da Secretaria Municipal de Turismo e do Clube Amigos do Antigo, a ‘2ª Carreata Solidária’ reuniu Ford 1928, Pick-up Chevrolet 1954 – apelidada na época como Chevrolet Boca de Bagre, Porsche, MP Lafer, Dodge Dart, VW TL, Opalas, Fuscas e Kombis, entre outros.

Novamente aberto por um Mercury 1940, o desfile de raridades, originais e customizadas, saiu do Horto Municipal Carlos Guinle, no bairro Quarenta Casas. No percurso, que incluiu os bairros do Alto, Fátima, Várzea, Bom Retiro e Soberbo, com passagem na frente da subsede do Parque Estadual dos Três Picos em trecho da Estrada Rio-Bahia, causou sensação entre os admiradores, despertando o interesse das pessoas.

O evento foi encerrado na Praça Nilo Peçanha – a da Escola Ginda Bloch, no Alto, com uma rápida parada para a narração da história de cada veículo participante. Apoiadores do desfile sortearam 4 jantares e distribuíram kits de pipoca gourmet e chaveiros com a frase ‘Eu amo Terê’ em trecho do trajeto, que foi acompanhado pela Guarda Civil Municipal e pela Polícia Militar, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, para garantir a organização do evento e a fluidez do trânsito.

“Foi emocionante. O Clube do Opala do Rio de Janeiro foi um dos que aderiram à carreata, entre outros. Os participantes gostaram muito do trajeto e curtiram o belo visual de nossas montanhas na manhã ensolarada de domingo. A concentração no Horto Municipal, recentemente revitalizado pela Prefeitura, valorizou ainda mais o evento, que aconteceu ao ar livre e sem aglomeração. É o resgate da cultura e a valorização de uma tradição de Teresópolis que agrada colecionadores, turistas e apreciadores de carros antigos”, avaliou Maurício Weichert, secretário municipal de Turismo.

Até o momento, o Clube Amigos do Antigo não divulgou o total de alimentos doados pelos colecionadores participantes da 2ª Carreata Solidária e que serão distribuídos a entidades assistenciais e a pessoas em vulnerabilidade social.

Secretário de Turistmo Maurício Weichert e o presidente do Clube Amigos do Antigo, Sydney Mandarino
Secretário de Turistmo Maurício Weichert e o presidente do Clube Amigos do Antigo, Sydney Mandarino

Desfile de carros ingleses

Investindo no programa Desfile de Carros Marcantes, que cria um calendário para resgatar, de forma gradual e responsável, a tradição da realização de eventos de veículos antigos em Teresópolis, a Secretaria Municipal de Turismo promove no dia 25 de julho o Desfile de Veículos Ingleses/Britânicos, de 15h às 17h, seguindo o mesmo percurso da 2ª Carreata Solidária.

Os colecionadores interessados em participar podem fazer o seu pré cadastro por meio do link https://www.sympla.com.br/evento__1256634. O ingresso é a doação de 5 quilos de alimentos não perecíveis, que deverão ser entregues no Centro de Atendimento ao Turista, no Soberbo (Avenida Rotariana, s/n, Praça Senta a Pua). A arrecadação será entregue ao Clube Amigos do Antigo, responsável pela distribuição a entidades assistenciais da cidade.

“A proposta é realizarmos eventos temáticos, ao ar livre, que não gerem aglomeração, dando oportunidade para o público apreciar carros antigos de modelos e fabricação diferenciados, destacando ainda mais as raridades e atraindo novos colecionadores para Teresópolis”, concluiu Maurício Weichert, secretário municipal de Turismo.

Fotos: Bruno Nepomuceno

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis