Conecta Terê – ampliação da telefonia móvel e 5G em Teresópolis

Conecta Terê - ampliação da telefonia móvel e 5G em Teresópolis
Conecta Terê – ampliação da telefonia móvel e 5G em Teresópolis

Conecta Terê: Prefeitura realiza encontro virtual para debater ampliação da telefonia móvel e 5G em Teresópolis

Objetivo é tornar o município um dos 20 mais conectados do país até 2023

Nesta quarta-feira (22), a Prefeitura Municipal de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, realizou uma reunião virtual para apresentar o programa “Conecta Terê”.

Com o tema “Teresópolis mais digital e menos desigual”, o evento foi transmitido pelo canal oficial Youtube/Prefeitura de Teresópolis, e contou com participação do prefeito Vinicius Claussen, e do secretário de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg. Também estiveram presentes o chefe da Assessoria Técnica da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Humberto Pontes, e do presidente da Abrintel (Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações), Luciano Stutz.

Em Teresópolis, a cada 100 domicílios, 68 estão conectados à Internet Banda Larga Fixa. Esse número 17,7% maior que a média do Estado (58,2%) e 30,2% maior que a média nacional (52,6%). “Atualmente, Teresópolis é a terceira cidade do estado do Rio de Janeiro em número de empregos no setor tecnológico. Ao todo, são 220 empresas que geram 3.045 empregos diretos, tornando o município uma das 100 cidades com melhor banda larga do país. Com o “Conecta Terê”, poderemos nos tornar um dos 20 municípios mais conectados do Brasil até 2023”, afirmou o prefeito Vinicius Claussen.

Trabalhos já em andamento

Diversas áreas da zona rural de Teresópolis já foram inseridas no próximo leilão que a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicação) irá realizar. Na proposta, as operadoras irão levar a tecnologia 4G para todas as cidades até 2024 e cobrir todas as estradas federais até 2027.

A Prefeitura de Teresópolis também atua na rede municipal de ensino no interior. Após vencer o processo licitatório, a operadora Tim irá oferecer o serviço no 1º Distrito e a operadora Claro, no 3º Distrito. Por falta de interessados para o 2º Distrito, a Prefeitura estuda medidas para suprir a demanda da região.

Também está em planejamento a implantação do 5G, a próxima geração de tecnologia móvel. As equipes envolvidas no processo, preparam o diagnóstico da realidade do município e a aprovação da nova Lei das Antenas, que irá simplificar o processo de instalação de antenas e assim, atrair novos investimentos em infraestrutura.

Os próximos passos

Dando prosseguimento a estas ações, o Conecta Terê irá expandir a Internet Rural via Satelite BandaKA, previsto para ocorrer ainda em 2021. Também serão criados mais 63 pontos de Wi-Fi de forma pública e de livre acesso para toda a população, previstas para 2022 e 2023.

“Os quatro vetores de desenvolvimento de Teresópolis, agricultura, tecnologia e educação, serão potencializados pelos investimentos em infraestrutura de telecomunicações”, explica o secretário de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg.

Melhoria na conectividade

Para que a conectividade em Teresópolis produza mais desenvolvimento e diminuição da desigualdade social, o “Conecta Terê” está em parceria com a Abrintel (Associal Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações) e Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), para estudar as formas de trazer os melhores serviços de 5G para o município.

“Teresópolis precisa de conectividade para exercer sua vocação de polo tecnológico. Principalmente por conta da pandemia de Coviud-19, as atividades remotas e serviços por aplicativo se intensificaram, exigindo uma rede estável que permita a promoção dos agentes do setor tecnológico”, disse o presidente da Abrintel, Luciano Stutz.

A divulgação de informações sobre o 5G e o acompanhamento de todas as etapas da expansão da telefonia móvel estará disponível em uma plataforma própria no site da Anatel. “Após o leilão do 5G iremos colocar uma lista aberta de todas as localidades, rodovias, todos os períodos, prazos e metas que serão atendidos para cada uma dessas localidades. Além de termos um espaço que servirá não só para a população, mas também para que a Anatel fiscalize todo o processo”, afirmou o chefe da Assessoria Técnica da Anatel, Humberto Pontes.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis Conecta Terê: Prefeitura realiza encontro virtual para debater ampliação da telefonia móvel e 5G em Teresópolis