Curso de Extensão Gratuito ‘Turismo Pedagógico’ da UERJ no campus Teresópolis

Curso de Extensão Gratuito ‘Turismo Pedagógico’ da UERJ no campus Teresópolis
Curso de Extensão Gratuito ‘Turismo Pedagógico’ da UERJ no campus Teresópolis

Curso de Extensão Gratuito ‘Turismo Pedagógico’ da UERJ oferece 60 vagas no campus Teresópolis

Inscrições podem ser feitas até o próximo dia 28

Teresópolis, 21 de maio de 2021 – O Curso de Extensão Gratuito ‘Turismo Pedagógico’ da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), campus Teresópolis, tem inscrições abertas até o próximo dia 28/05. Professores da Rede Pública do município e estudantes de graduação em Turismo, licenciaturas e pós-graduação na área de Educação interessados no curso devem acessar o link https://bit.ly/3uaBX3k. As aulas acontecem entre os dias 8 e 22 de junho, por meio de estudo dirigido e reuniões remotas, às terças-feiras, das 20h30 às 22h, completando carga horária de 30h.

Entre os objetivos do curso estão apresentar uma metodologia da atividade de Turismo Pedagógico para ser trabalhada em Teresópolis a fim de oferecer a oportunidade a estudantes da Educação Básica de conhecerem e reconhecerem o município e a região onde vivem e, por conseguinte, de perceberem a importância de se preservar os patrimônios natural e cultural coletivos e de colaborar com a promoção do desenvolvimento local.

Assim, a cidade, a zona rural e as unidades de conservação podem ser importantes espaços de aprendizagens, de convivência e de participação cidadã. Para isso, é preciso conhecer esses espaços, fortalecendo a identidade territorial e estimulando a vontade de cuidar do seu lugar e de melhorar a qualidade de vida de todos que nele habitam.

O conteúdo é focado na discussão sobre a relação entre Turismo e Educação; Territórios educativos e Educação Integral; Os espaços geográficos do município de Teresópolis: a cidade, o campo e as unidades de conservação e suas diferentes formas e uso e apropriação; a Região Serrana Fluminense e o município de Teresópolis; e propostas para a realização da atividade de turismo pedagógico em espaços urbanos, rurais e em unidades de conservação.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis