Dia Mundial Sem Tabaco com ações dia 31 em Teresópolis

Dia Mundial Sem Tabaco com ações dia 31 em Teresópolis
Dia Mundial Sem Tabaco com ações dia 31 em Teresópolis

Dia Mundial Sem Tabaco: Teresópolis fará ações de saúde, na terça-feira (31)

População será atendida em unidades básicas de saúde e instituições de ensino

Na próxima terça-feira (31), a Secretaria Municipal de Saúde irá realizar uma ação especial devido ao Dia Mundial Sem Tabaco. Com apoio de diversos setores da SMS e alunos do Unifeso, os profissionais de saúde irão atender a população em unidades básicas de saúde, instituições de ensino e outros locais.

A organização do evento é feita pelo Programa de Controle do Tabagismo, que contará com participação de profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e do Programa Saúde na Escola (PSE). Entre os serviços oferecidos estão: prevenção do tabagismo e doenças não transmissíveis, aferição de pressão, glicemia, orientação nutricional, saúde bucal, obesidade e pressão alta.

Ação na praça Olímpica

Na praça Olímpica Luís de Camões (Várzea), a ação será de 9h às 12h. Nela, equipes do Nasf farão atendimento nutricional, odontológico, aferição de pressão e atendimento farmacêutico.

Todos os atendimentos clínicos são voltados para o tabagismo, com orientação e avaliações rápidas.

Ação em unidades básicas de saúde

Todas as unidades básicas de saúde da cidade e interior também terão equipes voltadas para este atendimento. Haverá rodas de conversa com pacientes e atendimento clínico voltado ao tabagismo.

Ação em unidades de ensino

Ainda dentro da programação, equipes do PSE junto a estudantes dos cursos de medicina e enfermagem, vão à escolas e creches com trabalhos educativos de conscientização sobre a importância do controle de tabagismo. Também haverá encontros com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Todas as ações educativas contarão com alunos dos cursos de enfermagem, farmácia, medicina, nutrição e odontologia.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis