Gestão Municipal cria Comitê Gestor das Ações de Inovação de Teresópolis

Gestão Municipal cria Comitê Gestor das Ações de Inovação de Teresópolis
Gestão Municipal cria Comitê Gestor das Ações de Inovação de Teresópolis

Gestão Municipal cria Comitê Gestor das Ações de Inovação de Teresópolis

Meta é fomentar a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação tecnológica

Teresópolis, 16 de julho de 2021 – Mais uma medida da gestão municipal que tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento da Ciência e Tecnologia em Teresópolis está sendo aplicada. O Prefeito Vinicius Claussen assinou a Lei Municipal 4.014/2021, que cria o Comitê Gestor das Ações de Inovação de Teresópolis. A lei foi publicada no Diário Oficial eletrônico do município nesta quinta-feira, 15. Entre as metas do comitê estão fomentar a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação tecnológica, promover o domínio das tecnologias, incentivar a capacitação, a formação e a fixação de recursos humanos especializados.

O Comitê Gestor das Ações de Inovação será composto pelos secretários de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg, de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Guimarães, e de Fazenda, Fabiano Latini, e por três membros da Sociedade Civil Organizada (eleitos pela plenária do Conselho M. de Inovação, Ciência e Tecnologia), entre outros. Sendo que caberá ao secretário de Ciência e Tecnologia presidir o Comitê Gestor e a função de membro do comitê não será remunerada, considerada de relevância pública.

“O comitê tem a finalidade de orientar o planejamento, as ações e as atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação. Nosso intuito é promover alianças estratégicas e cooperação entre empresas e instituições científicas e tecnológicas e de inovação, com o objetivo de criar produtos, processos e serviços inovadores, e de transferir e difundir tecnologia. A meta é agregar valor em produtos, serviços e processos para a promoção do desenvolvimento social e econômico do município”, frisou o secretário de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg.

Entre as competências do Comitê estão elaborar o Plano Anual de Aplicação dos recursos da conta orçamentária específica destinada a ações de inovação e publicar o respectivo relatório anual de atividades; ficar, em regulamento, os critérios e condições de acesso aos recursos; fiscalizar a aplicação dos recursos concedidos; deliberar sobre a concessão dos recursos aos projetos apresentados e sobre os requerimentos e a concessão de bolsas de pesquisa, em nível técnico, de graduação e de pós-graduação, inseridas no Plano de Inovação do Executivo Municipal.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis