Governo do Estado RJ recebe 185 mil doses de vacinas Oxford – AstraZeneca

Governo do Estado RJ recebe 185 mil doses de vacinas Oxford - AstraZeneca
Governo do Estado RJ recebe 185 mil doses de vacinas Oxford – AstraZeneca

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Rio de Janeiro, 23 de janeiro de 2021

Núcleo de Imprensa

Governo do Estado recebe 185 mil doses de vacinas Oxford/AstraZeneca

Secretaria de Saúde está com a logística aérea e terrestre preparada para distribuir o imunizante aos municípios nesta segunda-feira

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), recebeu do Ministério da Saúde (MS) 185 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra Covid-19, neste sábado (23/01), às 18h30. O imunizante foi encaminhado pelo ministério para a Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da SES, em Niterói, de onde será distribuído para os 92 municípios do estado. 

O Rio de Janeiro segue as recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI). As vacinas serão destinadas ao público prioritário, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. A Secretaria de Saúde aguarda as informações do ministério, que devem ser publicadas neste domingo (24/01) com as definições. 

A secretaria já está com toda a logística aérea e terrestre preparada para que as vacinas sejam entregues aos municípios a partir da manhã desta segunda-feira (25/01). Uma grande operação foi montada para que todas as cidades possam dar início a essa nova fase da vacinação assim que receberem as doses e as recomendações técnicas da secretaria, oriundas do ministério.

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde, com base em critérios técnicos, informa que todas as doses enviadas pelo Ministério da Saúde para o Estado do Rio serão distribuídas aos municípios em única remessa para aplicação imediata, de acordo com as prioridades do PNI. A medida foi tomada tendo em vista que a aplicação da segunda dose pode ser realizada em 90 dias após a primeira. 

Recomendações – A SES, por meio da Vigilância em Saúde, enviou ofício aos municípios recomendando que as secretaria municipais de Saúde façam uma busca ativa para levantar casos de idosos e deficientes vivendo em instituições que não estejam cadastradas no Ministério da Saúde e, por isso, possam não ter recebido ainda doses da vacina Coronavac. O documento solicita ainda que os gestores municipais comuniquem à Subsecretaria de Vigilância em Saúde essas possíveis divergências para que possam ser solucionadas.

Balanço da vacinação – Até as 18h deste sábado (23.01), 85 municípios registraram 89.237 pessoas imunizadas contra a Covid-19 no estado. O balanço foi realizado por meio de busca ativa, a partir da gerência de Imunização da Vigilância Epidemiológica da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, junto às coordenações/gerências de imunização dos 92 municípios do Estado.

Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro