HCTCO investe para ser um complexo hospitalar referência na Região Serrana

HCTCO investe para ser um complexo hospitalar referência na Região Serrana
HCTCO investe para ser um complexo hospitalar referência na Região Serrana

HCTCO investe para ser um complexo hospitalar referência na Região Serrana

O Hospital das Clínicas de Teresópolis Costantino Ottaviano (HCTCO) marca, com a nova fachada e sinalizações no entorno, a nova etapa que faz parte do cronograma para ser um complexo hospitalar referência na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro. Novas estruturas foram construídas e reformas foram realizadas. Um grande investimento está acontecendo no parque tecnológico e a estratégia é avançar na Alta Complexidade. A Hemodinâmica e a Cirurgia Cardíaca são um dos muitos projetos que estão na pauta da Instituição.

O HCTCO reestruturou todo o espaço da Urgência e Emergência. A infraestrutura modernizada   dispõe de tecnologia e de equipamentos necessários ao atendimento a qualquer tipo de urgência e emergência. As equipes multiprofissionais são capacitadas e especializadas na agilidade e resolutividade do atendimento e ficam disponíveis 24h.

O setor de Urgência e Emergência atua com equipe de Classificação de Risco e protocolos bem elaborados.  O ambiente dispõe de consultórios exclusivos para atendimento aos pacientes privados em cada uma das especialidades atendidas 24h, como Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral e Ortopedia, assim como área de repouso com 10 leitos para os pacientes que precisam aguardar novas avaliações e medicações, além de sala de estabilização para o atendimento dos pacientes mais graves, como trauma, sala de sutura e sala de gesso. Os laudos de Tomografia são feitos em tempo real no atendimento, e os resultados de exames laboratoriais saem em até 1 hora.

Infraestrutura de internação e CTI

A área de internação privada foi ampliada e agora contempla três novos andares que contam com 11 leitos de Day Clinic e mais 26 novos leitos de internação, oferecendo ainda mais conforto para o paciente e para o acompanhante. Os quartos dispõem de instalações modernas, diferenciadas e climatizadas e alguns contam com antessala e decoração diferenciada. Os pacientes podem dispor dos serviços de nutrição exclusiva e de enfermagem com atenção direcionada.

Os investimentos também foram destinados às instalações para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). As enfermarias dos blocos cirúrgicos e clínicos foram reformadas seguindo o mesmo padrão de estrutura e climatização. O setor de Pediatria conta com decoração, que traz alegria e acolhimento, com refeitório próprio e com brinquedoteca.

O HCTCO agora tem dois Centros de Terapia Intensiva novos para adultos, com o total de 16 leitos individualizados, e um Centro de Terapia Cardiointensiva com 10 leitos, ambos com equipe de intensivistas qualificada e treinada, totalizando 26 novos leitos de Terapia Intensiva. Os ambientes são humanizados com luz natural, televisões em todos leitos e, dependendo da condição clínica, o paciente tem possibilidade de permanecer com acompanhante.

Excelência em cardiologia

A partir de agosto de 2021, o HCTCO inaugura o serviço em procedimentos de cirurgia cardíaca e hemodinâmica, que identifica obstruções das artérias coronárias ou avalia o funcionamento das válvulas e do músculo cardíaco com a finalidade de diagnosticar uma possibilidade de infarto agudo do miocárdio ou determinar a exata localização da obstrução que está causando o infarto.  Com o novo equipamento de hemodinâmica, as intervenções diagnósticas serão variadas nos campos da cardiologia, da neurocirurgia e da cirurgia vascular.

Fonte: Unifeso Jornalismo