Teresópolis entrega Troféu 1º de Maio

Prefeito Vinicius Claussen abre oficialmente a 1ª Conferência Municipal de Trabalho de Teresópolis
Prefeito Vinicius Claussen abre oficialmente a 1ª Conferência Municipal de Trabalho de Teresópolis

Teresópolis entrega Troféu 1º de Maio e empossa integrantes do Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda

Teresópolis, 12 de maio de 2021 – Vinte e três profissionais foram homenageados nesta terça-feira, 11/05, com a entrega do Troféu 1º de Maio – Dia do Trabalhador, pelo destaque no combate à pandemia do coronavírus. Também foram empossados os 27 Conselheiros do Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (COMUTER). Homenagem e posse aconteceram durante a abertura da 1ª Conferência Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, evento realizado pelo COMUTER e a Prefeitura de Teresópolis, com organização da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, e cuja programação virtual e parte presencial segue até esta quinta-feira, 13/05.

“A Gestão Municipal se mantém empenhada nas iniciativas que impulsionem a geração de emprego e fortaleçam as atividades econômicas, para que trabalhadores e empregadores possam garantir o seu sustento e o de suas famílias. Com a união dos esforços e criatividade podemos vencer as dificuldades econômicas e sanitárias impostas pela pandemia. Estes homenageados representam categorias de trabalhadores que se dedicam diariamente no combate ao coronavírus e na manutenção dos empregos”, pontua o Prefeito Vinicius Claussen.

Outras ações vão marcar o mês do Trabalho em Teresópolis, sendo a de maior destaque a inauguração da Casa do Trabalhador, prevista para o dia 27 de maio. Programa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, criado através da Lei nº 6.611/2013, a Casa do Trabalhador tem o objetivo de implementar políticas de trabalho, emprego e geração de renda, estimular a formação e a qualificação dos cidadãos, desenvolvendo ações de apoio ao trabalhador para contribuir com a sua inserção, reinserção e manutenção no mercado de trabalho por meio de parcerias com instituições formadoras de ensino.

Secretário de Trabalho Lucas Guimarães na abertura da 1ªConferência Municipal de Trabalho
Secretário de Trabalho Lucas Guimarães na abertura da 1ªConferência Municipal de Trabalho

“A recomposição dos Conselheiros faz parte do fortalecimento do Conselho Municipal de Trabalho é outra ação do Programa Pra Cima Terê que estamos realizando neste mês. Com a construção de uma Política Municipal de Trabalho, Emprego e Renda poderemos definir ações que continuem a promover Teresópolis como uma excelente cidade para investimentos privados, e assim atrair ainda mais empregos”, explicou o Secretário Municipal Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lucas Guimarães.

Segundo o Presidente do Conselho Municipal, Felipe Coelho, “o saldo positivo do CAGED nos últimos meses reforça que estamos seguindo por um caminho certo. A realização desta Conferência Municipal é mais uma ação que estimula a geração de empregos e a importância destas categorias profissionais que hoje são homenageadas.”

Entre as atividades da programação do Maio do Trabalhador, organizado pela Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, está prevista a inauguração da Casa do Trabalhador, um programa do Governo do Estado que amplia os serviços do SINE Municipal oferecendo qualificação e formação profissional. “Com a Casa do Trabalhador, além da intermediação das entrevistas de emprego, emissão da carteira de trabalho e entrada no seguro desemprego, Teresópolis passará a apoiar o trabalhador na sua formação, com foco em cursos voltados para a necessidade e vocações da cidade. Parabenizamos o SINE Teresópolis pelas ações de referência no nosso Estado”, destacou o Secretário de Estado de Trabalho, Capitão Paulo Teixeira, que também participou da abertura da Conferência.

Homenageados com o Troféu 1º de Maio

1 – Segurança/Policia Militar: Rogério Honorato Couto: 2 – Defesa Civil: José Roberto Machado do Nascimento; 3 – Educação: Carlos Henrique de Souza; 4 – Agricultura: Monique Lopes Silva; 5 – Saúde/Vigilância Sanitária: Wilson Fernando Ferreira; 6 – Saúde/Coordenação PSF: Patrícia de Oliveira Barbosa; 7 – Saúde/Serviço de Atendimento Domiciliar: Sandra do Nascimento; 8 –Posto de Testagem: Graziela Duarte Rocha Ferreira: 9 – Saúde/Núcleo de Apoio à Saúde da Família:  Raquel Pereira de Proença; 10 – Saúde/Divisão de Vigilância Epidemiológica: Renata Pereira de Azevedo; 11 – Saúde/Hospital das Clínicas de Teresópolis: Maisa Maia Marques Correa; 12 – Segurança/Corpo de Bombeiros:  Josimar Ponciano Rodrigues; 13 – Saúde/Hospital São José: Fabíola de Souza; 14 – Turismo/Hotel Le Canton: Ana Lucia de Souza Silva; 15 – Segurança/Guarda Civil Municipal Roni Caetano; 16 – Administração: Regina Gomes Lacher Cury; 17 – Saúde /Motorista Logística: Rose da Silva Moraes; 18 – Indústria: Thiago de Mattos Azevedo; 19 – Comércio/Supermercado: Vanderlei Bernardo da Silva; 20 – Comércio/Farmácia: Denílson Alves da Rocha; 21 – Trabalho/SINE Teresópolis: Renata dos Santos Telles; 22 – Turismo: Andressa Rollo da Silva; 23 – Saúde/UPA: Dalni Bernardo Aguiar. Secretário Lucas Guimarães com a homenageada Renata Telles Prefeito Vinicius Claussen com o Troféu 1º de Maio, em homenagem aos trabalhadores Policial militar Rogério Honorato Couto, homenageado na categoria Segurança

Posse dos Conselheiros

Órgão responsável por deliberar, definir e aprovar as políticas públicas municipais de fomento e apoio à geração de trabalho, emprego e renda em Teresópolis, o Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (COMUTER) reúne representantes de 27 instituições, que formam as bancadas dos trabalhadores, dos empregadores e do poder público. Os conselheiros foram empossados para o mandato 2021/2022. Nesta quarta-feira os novos Conselheiros, Titulares e Suplentes, seguem com a Conferência para a elaboração do Plano Municipal de Trabalho, Emprego e Renda de Teresópolis.

Programação Mês do Trabalho

Focada nos esforços para continuar preservando os empregos dos teresopolitanos, a Secretaria de Trabalho organizou um cronograma de atividades para o mês de maio.
• Feirão ‘Emprega Terê’ (17 a 28/05)
• Seminário Virtual do Trabalhador (18 a 20 de maio)
• Inauguração da Casa do Trabalhador (25/05), com previsão do primeiro curso para 27/05.
• WebSérie do Trabalhador (todas as sextas-feiras)

Informações sobre os serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Trabalho podem ser obtidas no Portal do Trabalhador: www.teresopolis.rj.gov.br/portal-do-trabalhador/

Fotos: Bruno Nepomuceno e Divulgação

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis