Teresópolis participa de encontro virtual sobre Reservas Particulares do Patrimônio Natural

Teresópolis participa de encontro virtual sobre Reservas Particulares do Patrimônio Natural
Teresópolis participa de encontro virtual sobre Reservas Particulares do Patrimônio Natural

Teresópolis participa de encontro virtual sobre Reservas Particulares do Patrimônio Natural

Teresópolis, 27 de maio de 2021 – O município de Teresópolis será representado nesta sexta-feira, 28/05, no 9º Encontro dos Técnicos dos Órgãos Estaduais, Municipais e ICMBIO sobre Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN). A palestra do assessor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Raimundo Lopes, poderá ser acompanhada a partir de 14h30 pelo link https://youtu.be/a8oUvJCOI1Q.

Promovido inteiramente on-line pela Fundação SOS Mata Atlântica, o evento esclarecerá dúvidas sobre a criação de RPPNs e o acompanhamento das legislações de incentivo a sua implementação. A iniciativa para criação de uma RPPN é ato voluntário de pessoas físicas ou jurídicas proprietárias de imóveis rurais ou urbanos que demonstram um potencial para a conservação da natureza.

As inscrições podem ser feitas no link: https://www.reservasprivadas.com/encontro.  

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está em tratativas com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), a fim de firmar parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica. Em pauta, apoio técnico para que o município desenvolva projetos de apoio à criação de mais Reservas Particulares do Patrimônio Natural. Atualmente, Teresópolis possui 8 RPPNs.

Programação – 9h às 12h30:

  • Abertura: Márcia Hirota, Diretora Executiva Fundação SOS Mata Atlântica
  • Mesa01: RPPN suas características e especificidades. Mediação: Mônica Fonseca   Apresentação: Roberta Guagliardi
  • Mesa02: Procedimentos para criação de RPPN e Análise documental. Mediação: Mônica Fonseca Apresentação: Luciano Souza
  • Mesa03: RPPN Via TAC como condicionante de licenciamento ambiental. Mediação: Roberta Guagliardi e Luciano Souza  Convidada: Marisa do Carmo Silva Reis – Advogada da Procuradoria do IEF/MG.

Programação – 14h30 às 16h30

  • Mesa 01: Programas Municipais de RPPNs Mediação: Roberta Guagliardi e Luciano Souza Convidado: Assessor da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Teresopolis/RJ, Raimundo Lopes Convidada: Diretora de Meio Ambiente da Prefeitura de Itamonte/MG, Andressa Santos Chaves  Convidado: Gerente de Unidades de Conservação da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Santo André/SP, Leandro Wada Simone

Obs.: O período da tarde será aberto para o público em geral.

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis