Teresópolis receberá projeto japonês para conter o fluxo de detritos ocasionados por desastres naturais

Apresentação do projeto japonês no gabinete do Prefeito Vinicius Claussen
Apresentação do projeto japonês no gabinete do Prefeito Vinicius Claussen

Teresópolis receberá projeto japonês para conter o fluxo de detritos ocasionados por desastres naturais

Teresópolis, 23 de setembro de 2021 – Duramente atingido pela tragédia das chuvas de janeiro de 2011, com perdas humanas e materiais, Teresópolis se prepara para ser beneficiado pelo Termo de Cooperação Técnica entre o governo brasileiro, através do Ministério do Desenvolvimento Regional, e o governo japonês, por meio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). O objetivo é o desenvolvimento e a implantação de ações para o fortalecimento da gestão integrada de riscos de desastres naturais. Assinada em julho do ano passado e paralisada por conta da pandemia de Covid-19, a parceria foi retomada em agosto de 2021.

O projeto abrange a troca de conhecimentos técnicos e treinamentos de pessoal para a elaboração de um manual de contenção de fluxo de detritos, fenômeno que ocorre após temporais e que destrói tudo o que estiver no caminho. A parceria também prevê a construção de barreiras de contenção Sabo, técnica que utiliza estrutura metálica tubular de grande porte para impedir o extravasamento dos materiais carregados.

O termo de cooperação, que será oficializado em breve, foi apresentado ao Prefeito Vinicius Claussen nesta quinta-feira, 23/09, por Wolnei Wolff Barreiros, coordenador geral de Prevenção e Programas Estratégicos da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, e pelo engenheiro Hideto Ochi, conselheiro-chefe da JICA. Acompanharam a apresentação José Beraldo Fortuna, da Subsecretaria de Projetos Especiais da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras (Seinfra) e os secretários municipais Ricardo Pereira, de Obras, Carlos Reis, de Fiscalização de Obras Públicas, e Albert Andrade, de Defesa Civil, e equipes técnicas.

“Teresópolis agradece aos governos do Brasil e do Japão, dada a relevância de tão importantes obras pela preservação da vida. Temos que avançar nessas intervenções estratégicas, para dar resposta à população e para que situações como a da tragédia não se repitam”, pontuou o Prefeito Vinicius Claussen.

Fotos: Bruno Nepomuceno

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis Wolnei Wolff, coordenador geral de Prevenção e Programas Estratégicos da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil Hideto Ochi, conselheiro-chefe da JICA, apresenta o projeto