Teresópolis terá Sistema de ITBI Online

Teresópolis terá Sistema de ITBI Online
Teresópolis terá Sistema de ITBI Online

Teresópolis terá Sistema de ITBI Online

Secretaria de Fazenda alinha sistema digital com cartórios e CRECI/RJ e apresenta nova ferramenta na próxima terça, 19

Teresópolis, 14 de abril de 2022 – Representantes dos cartórios de Teresópolis e do CRECI-RJ (Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 1ª Região/RJ) foram recebidos, nesta sexta-feira, 14, na Prefeitura, pelo secretário municipal de Fazenda, Fabiano Latini, e equipe técnica, para uma reunião sobre a implantação do Sistema de ITBI Online. Durante o encontro, os representantes dos cartórios e do CRECI deram contribuições para os ajustes finais do sistema e tiraram dúvidas a respeito da nova ferramenta, que vai trazer maior rapidez, facilidade e praticidade ao contribuinte com relação aos trâmites relacionados à transferência de imóveis. Na próxima terça, 19, às 16h, no Teatro Municipal (2º piso da Prefeitura), o sistema ITBI Online será apresentado para corretores de imóveis e todos os demais profissionais envolvidos no processo de ITBI.

“O ITBI Online era uma demanda antiga do município, assim como diversos outros processos que eram realizados de forma manual e que agora são feitos de maneira eletrônica, ou seja, com mais rapidez e transparência. Estamos trabalhando desde 2019 para a implantação dessa ferramenta na Prefeitura. Com a chegada do sistema, o município ganha celeridade nos processos de ITBI. O portal vai facilitar a relação do contribuinte com a Prefeitura e abolir a burocracia na hora de requerer sua guia de ITBI, tudo de forma eletrônica, de forma fácil e prática”, destacou o secretário de Fazenda, Fabiano Latini.

A subsecretária Paula Iamê Malhães, a diretora do ITBI, Luciana Viana, e Victor Oliveira, da VPNova Tecnologia, empresa responsável pela implantação do sistema em Teresópolis, também participaram da reunião. Técnicos da empresa apresentaram, de forma virtual, como funciona o sistema.  

Representaram o Cartório do 1º Ofício Gisele Drummond e Leverson Luiz Silva; o Cartório do 2º Ofício Écio Freire da Costa e Ednei Paim Mendes; e o Cartório do 3º Ofício Lucas Rodrigues. Luiz Issa Hiar participou pelo CRECI-RJ.

O Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) tem como fato gerador a transmissão, ‘inter-vivos’, a qualquer título, de propriedade ou domínio útil de bens imóveis.

Fotos: Bruno Nepomuceno 

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis Teresópolis terá Sistema de ITBI Online