Unesco avalia avanços do Projeto Gol do Brasil em Teresópolis

Unesco avalia avanços do Projeto Gol do Brasil em Teresópolis
Unesco avalia avanços do Projeto Gol do Brasil em Teresópolis

Representante da Unesco avalia avanços do Projeto Gol do Brasil em Teresópolis

O município é o único do Estado do Rio a manter vivo o projeto que contempla crianças e adolescentes de 6 a 15 anos

Teresópolis recebeu nesta terça-feira (28), a visita da representante da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), Carolina de Paula, acompanhada do coordenador técnico da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Bruno Rosell. A consultora esteve na cidade para realizar a avaliação de impacto social do projeto ‘Gol do Brasil’, que tem como missão promover cidadania e educação por meio do futebol. A iniciativa do programa é uma parceria entre a Prefeitura de Teresópolis, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e a CBF.

Para verificar a qualidade das aulas ministradas e o avanço dos alunos, Carolina de Paula realiza avaliação e pesquisa de desenvolvimento socioeducacional. “Acreditamos que o ‘Gol do Brasil’ tenha impacto social na vida das pessoas. Por meio de informações, diálogos com os responsáveis e alunos, conseguimos avaliar as unidades, a satisfação e, principalmente, o que precisa ser melhorado. Percebemos que em Teresópolis os resultados são sempre muito positivos, a alegria e motivação dos alunos e familiares nos dão essa confirmação”, relatou a consultora da Unesco.

O projeto oferece aulas gratuitas de futebol de campo para crianças e adolescentes de 06 a 15 anos da rede municipal de ensino e também os inscritos no Cadastro Único de programas sociais. O lançamento ocorreu em setembro de 2019, e atualmente conta com 65 alunos cadastrados.

Para Bruno Rosell, um dos idealizadores do projeto, a iniciativa é uma oportunidade de desenvolver questões sociais importantes com alunos em situação de vulnerabilidade, e tudo isso por meio do esporte. “Quando nos referimos a esse projeto, não podemos falar somente de esporte, precisamos pensar que ele tem como missão transformar vidas. Nesse bate-papo com alunos e responsáveis, temos uma avaliação muito positiva sobre o desenvolvimento de crianças e jovens e dos avanços do projeto em Teresópolis”, comentou, anunciando que a CBF está em acordo com a Prefeitura para que a unidade seja um legado da Copa do Mundo.

A secretária de Esporte e Lazer, Geovânia Maia, destacou a importância da iniciativa. “O Prefeito Vinicius Claussen trabalhou incansavelmente para trazer o ‘Gol do Brasil’ para Teresópolis. O Esporte busca sempre apresentar-se como um importante instrumento de proteção social das crianças e adolescentes, por meio de diversas modalidades e projetos. E o ‘Gol do Brasil’ proporciona inúmeras mudanças na vida dos alunos. O nosso objetivo é, futuramente, expandir o projeto, aumentar o número de alunos atendidos e qualificar, cada vez mais, as ações com as nossas crianças e adolescentes”. Unesco avalia avanços do Projeto Gol do Brasil em Teresópolis

 ‘Gol do Brasil’

O projeto é norteado pelas dez habilidades de vida preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS): autoconhecimento, relação interpessoal, pensamentos crítico e criativo, empatia, resolução de problemas, tomada de decisão, lidar com emoções e com o estresse, e comunicação eficaz.

“É muito gratificante ver a evolução das crianças em todas as esferas da vida delas, pois além do treinamento do futebol, trabalhamos para formação, desenvolvimento e caráter do cidadão. A nossa meta é preparar crianças e jovens para a vida além dos gramados e acreditamos que a melhor avaliação da nossa escola é feita pelos pais.”, frisou o professor Jhony Marra coordenador da Unidade Teresópolis.

Pai do aluno Jhuan D’carlo, Marquinhos agradeceu em nome de todos os responsáveis. “Esse projeto busca melhorar o desenvolvimento e formação das nossas crianças através do futebol, tornando o aprendizado em momento de diversão e descobertas. Temos total confiança e segurança que nossos filhos são tratados com carinho e respeito, só temos a agradecer a dedicação de toda equipe. Que a gestão municipal sempre promova  projetos sociais que acolham os jovens da nossa cidade”.

Fotos: Bruno Nepomuceno 

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis Unesco avalia avanços do Projeto Gol do Brasil em Teresópolis