CCFP recebe concerto do duo Harold Emert e Geremias Cruz

CCFP recebe concerto do duo Harold Emert e Geremias Cruz
CCFP recebe concerto do duo Harold Emert e Geremias Cruz

CCFP recebe concerto do duo Harold Emert e Geremias Cruz

O duo formado por Harold Emert, oboé, e Geremias Cruz, guitarra/violão, estará no palco do Centro Cultural Feso Pro Arte (CCFP), dia 26 de junho, às 19h, para mais uma apresentação da série Concertos de Gala. A apresentação será transmitida on-line pelo canal no Youtube do CCFP.

A noite também contará com as participações dos poetas Waldir José do Couto e Sonia Bruno, da Oficina de Poesia e Criação do centro cultural. Para o concerto, os músicos adaptaram obras de compositores, como os alemães Telemann e Bach, o espanhol Sor e as tradicionais Mangas Verdes com suas variações. Os brasileiros Villa Lobos e Bittencourt (filho de Jacob de Bandolim) e Ernesto Nazareth também estão incluídos na programação especial.

Geremias Cruz vai estrear um novo trabalho de guitarra de Emert chamado “Mistérios da Noite em Teresópolis”, que inclui os sons da natureza. Em sua primeira apresentação durante a pandemia, Ermet abrirá o recital com ‘Fanfarra’ do guitarrista e compositor brasileiro Eduardo Camenietzki e, como memória especial para as vítimas da Covid-19, incluirá Covid Kaddish, do saxofonista Ricardo Szpilman.

O duo já se apresentou na cidade do Rio de Janeiro, no Planetário, e em Teresópolis, na Igreja da Cruz e na Casa de Cultura. Recentemente, participou de um recital virtual para o site internacional Groupmuse e se apresentará para a Poona, India Music Society.

A carreira do norte-americano oboísta e compositor Harold Emert, naturalizado brasileiro, incluiu passagens pela Filarmônica de Israel, sob o comando do Maestro Zubin Mehta. O músico tocou com as orquestras de rádio de Saarbrucken e Joanesburgo, na África do Sul, e na Sinfônica Americana, sob regência do Maestro Leopold Stokowski. Depois de concluir seus estudos em Nova York, na Manhattan School of Music, e em Freiburg, na Alemanha, com Heinz Holliger, Emert foi convidado pelo Maestro Isaac Karabchevsky, em 1973, para ser o primeiro oboé da Orquestra Sinfônica Brasileira, no Rio de Janeiro. Depois tocou com a Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e com a Orquestra Sinfônica Nacional UFF e a Orquestra Rio Camerata. Fez turnês internacionais como recitalista e gravou seis CDs, incluindo trabalhos autorais. Já Geremias Cruz é formado em Música pela Unirio e leciona na Escola Villa Lobos, em Teresópolis, representando um importante apoiador do segmento artístico e cultural na cidade.

SERVIÇO:

Concertos de Gala – Duo Harold Emert e Geremias Cruz
Dia: 26/6
Hora: 19h
Local: canal do CCFP no Youtube: bit.ly/3x3c47x

Fonte: Unifeso Jornalismo