Centro Cultural Feso Pro Arte recebe a Mostra BR 495 – KM 0, de Gabor Geszti

Centro Cultural Feso Pro Arte recebe a Mostra BR 495 – KM 0, de Gabor Geszti
Centro Cultural Feso Pro Arte recebe a Mostra BR 495 – KM 0, de Gabor Geszti

Centro Cultural Feso Pro Arte recebe a Mostra BR 495 – KM 0, de Gabor Geszti

A Galeria de Artes do Centro Cultural Feso Pro Arte (CCFP) abre, no próximo sábado (26/6),  das 14h às 18h, a Mostra BR 495 – KM 0, do pintor húngaro-teresopolitano Gabor Geszti. Esta é a primeira vez que o artista expõe no espaço. Os visitantes podem entrar em contato com o centro cultural e agendar a visita ou acessar a exposição virtual no site do CCFP.

Gabor realizou sua primeira mostra individual na Galeria Realidade, no Rio de Janeiro, em 1979, e, desde então, produz com regularidade, realizando exposições no Brasil e no exterior. O artista é autodidata e autor de uma poética imaginária constantemente renovada pelo entorno físico de seu ateliê, cercado de natureza exuberante.

“Pertenço a uma família em que a arte tem papel do oxigênio: sem oxigênio não se vive. Não passamos um dia sem ter contato com a arte. A melhor maneira de conviver com a arte, é produzi-la, necessidade essa que move o artista. Cada dia que passa, muda um pouco a ótica sob a qual a gente enxerga o mundo. Realizei minha primeira exposição individual em 1979, e desde então se passaram um bocado de dias, e é de se imaginar que ocorreram muitas mudanças desde então na minha ótica”, conta Gabor.

O artista é formado em Arquitetura, trabalhou por muito tempo em uma grande mineradora, até que resolveu sair do caos da cidade grande e se mudar para a Serra. E essa mudança teve um papel decisivo na vida dele. “A minha produção, aos poucos, foi se afastando da temática urbana, influenciada pelo ambiente que passou a me cercar. Não que o ambiente caótico da cidade grande deixasse de aparecer, mas aparecia menos, de maneira mais distante, com tratamento mais intelectualizado. Em contrapartida, apareceu a tábua de salvação: a natureza  que me cerca. Dai foi um pulo, me envolver com o entorno físico do atelier, que me sequestrou geograficamente e psicologicamente, segundo  Ralph Camargo, que me apresenta nesta exposição”, relata.

Na exposição é possível perceber bem estas duas linhas se entrelaçando: a natureza livre e solta e a carga pesada da nossa civilização, em 2021. O artista explica sobre o título da mostra: “BR 495 Km 0 se refere ao lugar físico onde está localizado o meu atelier. Se alguém quiser me visitar, bota no GPS , e me acha”. A mostra ficará em cartaz até 24 de julho. O CCFP lembra que o uso de máscara facial é obrigatório.Centro Cultural Feso Pro Arte recebe a Mostra BR 495 – KM 0, de Gabor Geszti

SERVIÇO:

Exposição BR 495 Km 0
Artista Plástico Gabor Geszti
Curadoria: Ralph Camargo
Período de Visitação: 26/06 a 24/07/2021
Disponibilidade: de segunda a sábado, das 14h às 18h  
Endereço: Rua Gonçalo de Castro, 85 – Alto – Teresópolis RJ
Agendamento de visitas:
Telefones: 21 2641-5770 / 2642-5762
E-mail: centrocultural@unifeso.edu.br

Fonte: Unifeso JornalismoCentro Cultural Feso Pro Arte recebe a Mostra BR 495 – KM 0, de Gabor Geszti