Ponte do Imbuí é liberada para a passagem de veículos

Ponte do Imbuí é liberada para a passagem de veículos
Ponte do Imbuí é liberada para a passagem de veículos

Primeira etapa da obra de duplicação é concluída e Ponte do Imbuí é liberada para a passagem de veículos

Teresópolis, 14 de outubro de 2021 – Realizada pelo Governo do Estado, por meio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a primeira etapa das obras de duplicação da Ponte do Imbuí foi concluída. Com isso, está liberada a passagem de veículos para os bairros Dente de Ouro, Caleme, Parque do Imbuí, Cascata do Imbuí, Posse, Campo Grande, Granja Florestal, Salaco e Salaquinho.  A próxima etapa, que abrange a demolição da ponte já existente no local e construção da segunda ponte na área, começa na próxima semana.

“Mais um compromisso assumido e cumprido pelo Governador Cláudio Castro, quando ele esteve em Teresópolis em janeiro desse ano. Agradeço pela ampliação da passagem de veículos, demanda antiga dos moradores da região. Além da duplicação, a área vai receber uma importante obra de urbanização, com a construção de quiosque, praça com brinquedos para as crianças, Academia da Terceira Idade, plantio de árvores etc. Equipamentos que vão embelezar o local e levar qualidade de vida aos moradores e frequentadores do espaço”, destacou o Prefeito Vinicius Claussen.

A engenheira responsável pela obra, Heloise Torres, explicou que cada ponte terá fluxo em apenas um sentido e sua passarela de pedestres. “Esta ponte que está pronta será usada nos dois sentidos provisoriamente. A partir do momento em que a segunda ponte estiver liberada, cada uma vai ter uma passarela e com o seguinte fluxo: uma no sentido Centro e a outra para os bairros. É uma obra de melhoria que vai facilitar a vida dos motoristas que trafegam por aqui e trazer mais segurança para os pedestres”, pontuou a engenheira, enfatizando a segurança na construção das pontes, que estão sendo construídas com laje pré-moldada, estrutura de concreto armado e vigas metálicas.

Obras do estado em Teresópolis

Outras importantes obras do Governo do Estado em andamento são as de contenção de encostas na Granja Florestal, ainda uma pendência das intervenções iniciadas após a tragédia climática de janeiro de 2011. Recentemente, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras (Seinfra) divulgou ainda que inclui um investimento de R$ 48,8 milhões em intervenções de contenção e drenagem nos bairros Jardim Féo e Espanhol.

O pacote de obras prevê a recuperação de ruas nos dois bairros por meio de contenção de encostas e também a implantação de um sistema de captação e drenagem das águas pluviais. Segundo o Governo do estado, as verbas são provenientes de Termos de Compromisso com o Ministério do Desenvolvimento Regional, através da Caixa Econômica Federal, e a previsão de duração das obras é de 18 meses.

Fotos: Bruno Nepomuceno

Fonte: Assessoria de Comunicação de Teresópolis